Remodelação parcial de apartamento em Alvalade
Foi-nos pedida a remodelação de uma cozinha que se apresentava demasiado confusa e fragmentada, com muito espaço desaproveitado.
A solução apresentada consistiu na abertura de uma nova porta entre Sala e Cozinha, passando o vão a conter um armário que serve o Hall de entrada.
Para a cozinha passou a definir-se com clareza a zona dos armários altos, agregados do lado do hall, e uma bancada inteira em “U” com funções claras de lavagem, cozinhar, e apoios complementares. Procurou-se optimizar o espaço aproveitando a posição pré-existente de águas, esgotos, gás e desenfumagem, no sentido de agilizar a obra e conter os custos.
Os armários altos permitem aproveitar a totalidade da altura do espaço além do tecto falso, para maximizar arrumação.
Incluiu-se na presente intervenção a passagem dos contadores de água e gás para a zona das escadas, adequado ao estipulado pelo condomínio.
Para o pavimento utilizou-se um revestimento vinílico. As portas propostas dissimulam-se quando fechadas, tanto a de correr como a de dobradiça oculta.
Tendo os clientes optado por “alagar” a intervenção ao Hall de entrada e à Sala de Estar, procurou-se cingir a intervenção à criação de tectos falsos com isolamento acústico e iluminação bem como à criação de uma porta sobre o Hall, para melhoria do conforto acústico. Uma zona de tecto rebaixado permite reforçar a continuidade entre sala-cozinha e ocultar uma sanca de luz sobre a restante zona de estar.