1801_QACCC.L36
A premissa inicial especificava a criação de uma moradia com um pátio.
Dois corpos de dois pisos – separados pelo pátio – revelam tanto a organização funcional como a intenção plástica.
Um primeiro corpo branco a norte, junto à entrada do lote – ” o anexo” – cravado no terreno e que na fachada nascente assume uma materialidade pétrea , alberga no piso 0 a garagem e as zonas técnicas em terraço e em cave a zona de lavandaria, arrumos e zonas técnicas.
Espaço social amplo, de pé-direito duplo, com um escritório-mezzanine que atalha o contacto do piso superior – quartos – com o piso inferior sobre a Sala de estar.
Um segundo corpo mais a sul e totalmente branco – ” a casa” – constituído por um piso térreo que contem a zona social ( salas de estar e jantar, cozinha, instalação sanitária social, suite para visitas e o hall de entrada) e um piso superior balançado e pousado sobre o primeiro, alberga a zona intima composta por dois quartos com instalação sanitária partilhada e uma suite com quarto, closet e instalação sanitária privativa.
Dois pátios, um externo a nascente para a entrada e um interno a poente adjacente à circulação vertical , acentuam a divisão funcional e estética dos corpos.
Programa: Moradia Unifamiliar
Localização: Vila Utopia, Carnaxide, Oeiras
Ano/Fase: 2018, Obra Concluída em 2021
Área: 248 m² A.B.C.
Fotografia: Valeria Galizzi Santacroce