LUPA - Architecture Studio, Lisbon, Portugal | 2003_LDA.06
22538
portfolio_page-template-default,single,single-portfolio_page,postid-22538,ajax_fade,page_not_loaded,,select-theme-ver-4.6, vertical_menu_transparency vertical_menu_transparency_on,popup-menu-text-from-top,wpb-js-composer js-comp-ver-5.5.5,vc_responsive

2003_LDA.06

Esta moradia situa-se na proximidade do Mar, implantada num lote onde já existiam pinheiros mansos adultos, que permaneceram intocados.

A ideia principal desta moradia unifamiliar consiste na criação de um edifício num único piso, solto do chão, rectangular, implantado no sentido longitudinal do terreno e encostado ao canto norte do terreno com um afastamento mínimo de 3m aos lotes vizinhos, articulado com um volume anexo da garagem entalado entre o volume retangular e o limite nordeste do lote.

Colocando o edifício na posição descrita, é criada uma zona de jardim a sudoeste, sombreado pelas espécies arbóreas ( pinheiros mansos – Pinus pinea) existentes. São criados dois acessos ao lote, um acesso viário e pedonal – o principal – no canto nascente do terreno e um segundo acesso pedonal no canto poente -. o acesso da praia.

Ao volume principal – “ a casa”- rectangular, simples,  branco e  mediterrânico,  justapõe-se a norte o volume anexo da garagem.

O volume solta-se do terreno  cumprindo a intenção de um desvão sanitário na laje térrea,  oferecendo leveza e salubridade ao edifício.

Por fim o volume principal – tipologia de casa de praia –  é envolta num revestimento de madeira , que encerra os espaço exteriores “contruídos” da casa , o pátio de entrada, o pátio sul da suite principal ( privado , intimo )  e o pátio norte de ligação funcional à cozinha, às refeições ao chegar da praia, etc.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A organização interior da moradia hierarquiza os espaços úteis em duas zonas: privada a sudeste e social a noroeste.

Um eixo estruturante – o corredor longitudinal – estabelece a ligação dos espaços úteis e separara a zona habitável (Quartos e Salas), voltada a sudoeste e com acesso a uma zona exterior de deck e piscina; e a zona funcional (Lavandaria e Instalações Sanitárias) a nordeste. Este eixo é encabeçado pela cozinha de um lado, entre a sala de jantar e a lavandaria, e do outro, pelo quarto principal.

Adoptar-se-á um sistema construtivo baseado numa estrutura de betão armado para as fundações e laje térrea e um sistema de estrutura de aço leve, LSF (Light Steel Frame) assente sobre a laje térrea.

O arranjo exterior da moradia privilegia a relação interior / exterior na fachada virada a sul, espaço com relação ao deck e piscina e onde já existe o pinhal, permitindo uma utilização franca para zona de lazer. A proposta pretende manter todas as espécies arbóreas existentes ( pinheiros mansos – Pinus pinea) e o restante arranjo exterior apenas desenha os acessos à habitação, libertando o terreno sobrante para zonas ajardinadas, pequena horta e árvores de fruto. O muro / vedação periférica será acompanhada por sebes vivas por forma a manter a privacidade do lote.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Programa: Moradia Unifamiliar

Localização: Lagoa de Albufeira, Sesimbra

Ano/Fase: 2021 Projecto de execução, 2023 Concluído

Área: ~294 m² A.B.C.

Arquitectura: LUPAstudio

Date

10/09/2024

Category

Habitação, Moradia