LUPA - Architecture Studio, Lisbon, Portugal | 2409_TVR.CMB
architecture,public,housing,cascais,lupa,studio,concurso,publico,primeiro,direito,habitacao,coimbra,taveiro,arquitectura,arquitetura,contemporanea,contemporary,proposal,sustentavel,sustentabilidade em arquitetura,prefab,pre,fabricado,tecnorem
23215
portfolio_page-template-default,single,single-portfolio_page,postid-23215,ajax_fade,page_not_loaded,,select-theme-ver-4.6, vertical_menu_transparency vertical_menu_transparency_on,popup-menu-text-from-top,wpb-js-composer js-comp-ver-5.5.5,vc_responsive
2409_TVR.CMB
Este projecto tem por base um loteamento já construído, originalmente privado e adquirido pelo município, com o intuito de aí se edificarem 28 edifícios, em sistema estrutural pré-fabricado no sentido de optimização de tempo de obra, requisito do caderno de encargos.
A transformação urbana idealizada neste processo foi fruto de um concurso público de concepção-construção, enquadrado no PRR, no âmbito do 1º Direito à habitação, situado em Taveiro, a este da saída “Coimbra centro” da A1, no qual a LUPAstudio + TPF + Tecnorém obtiveram o 1º lugar.
Pretende promover-se a expressão de uma identidade urbana clara, assente na natureza material / tectónica proposta, bem como na colocação distribuída dos acessos viários e pedonais, numa articulação clara com a topografia e os percursos existentes da urbanização.
A permeabilidade visual, a escala humana e modularidade foram princípios orientadores no desenvolvimento da proposta urbana, materializados na separação e autonomização de todos os volumes “geminados” ou aglutinados no loteamento e que teriam dimensões lineares maiores do que a proporção das ruas.
Para esta intervenção estão previstos 24.858,20 m² de área de construção acima do solo, num total de 34.854,40 m² de área total de construção, onde se incluem pisos em cave para estacionamento.
A solução encontrada prevê também vãos estruturais adequados a um sistema pré-fabricado de estrutura porticada de betão armado e lajes alveolares sempre colocada no sentido de menor vão.
O CONJUNTO PROPOSTO DEFINE-SE ASSIM POR UMA FORTE IDENTIDADE, TRANSVERSAL A TODOS OS LOTES, CARACTERIZADA PELA EXPRESSÃO DA COR TONALIDADE TERRACOTA APLICADA COMO REVESTIMENTO FINAL DAS FACHADAS DOS PISOS SUPERIORES.
A sucessão das diversas cotas de soleira dos volumes propostos, desenha-se com o recurso a um desnível de aproximadamente 2,6 a 3 m que aloja sempre a semicave de estacionamento aberta ao logradouro.
Todos os edifícios de habitação colectiva partilham o mesmo conceito funcional e formal, partindo de um vazio de pé-direito total em uma ou duas fachadas marcando a circulação vertical e o acesso.
Este projecto consiste no primeiro processo de concepção-construção onde a LUPAstudio está integrada e como tal traz diversos novos desafios. A necessidade de adaptação do projecto à realidade do lugar, a estrita coordenação com os nossos parceiros e a rápida e eficaz adaptação do projecto têm-nos revelado a importância da modelação BIM para uma resposta que permita o desenvolvimento do projecto, cuja distância temporal entre projecto e obra se dissipa, tratando-se de um procedimento on-going praticamente em tempo real.
Programa: Conjunto Habitacional de Taveiro
Localização: Taveiro, Coimbra
Ano/Fase: 2024 Concurso Público – 1º Classificado; Projecto de Execução Concluído; Obra em curso
Área: 24.858,20 m² de área de construção acima do solo; 34.854,40 m² de área total de construção (inclui pisos em cave para estacionamento)
Arquitectura: LUPAstudio
Engenharia: TPF Consultores
Empreiteiro: Tecnorém
Category
Concursos, Habitação, Moradia