Conjunto Habitacional da Rua de São Ciro
Uma Arquitectura de expressão contida, numa abordagem de custos controlados aliada ao diálogo com o Património.
Três zonas de espaço público exteriores, complementares e diferenciadas, promovem a circulação e descoberta.
Embasamentos para apoios, acessos, comércio e estacionamento, em Pedra de Lioz, articulam a escala humana.
Os últimos pisos, em aparência de reboco branco (ETICS), procuram neutralidade sem retirar protagonismo ao convento existente.
Junto ao Convento e Basílica do Santíssimo Coração de Jesus da Estrela, pretende-se revitalizar e valorizar a área envolvente, criando espaços públicos mais agradáveis e funcionais para os moradores e visitantes.
As morfologias propostas nascem da articulação com as volumetrias adjacentes, num diálogo claro com a cidade.
A intervenção proposta visa complementar os polos de atração próximos, como a Praça da Estrela e o Jardim da Estrela, através do desenho do espaço público.
No que diz respeito aos espaços exteriores, criamos três espaços verdes distintos, cada um com a sua função específica. O primeiro, situado entre a Avenida Infante Santo e o Convento, é composto por um bosque e um espelho de água, criando um ambiente tranquilo e convidativo. O segundo, um pátio intergeracional de encontro, relaciona-se com o comércio do bloco mais a sul e o Convento. O terceiro espaço, localizado no tardoz do edifício à Av. Infante Santo, relaciona-se com o prolongamento da Rua de São Ciro e é um espaço misto de veículos e peões. Esses espaços foram projetados para promover a convivência e o bem-estar da comunidade local.
A organização programática adoptada segue uma lógica modular e de repetição. A oferta habitacional das tipologias T1 a T4 conduziu às opções organizacionais dos espaços comuns. Os blocos de edifícios são organizados em 2 tipos, os edifícios com 3 tipologias (A, C, D e E) e os edifícios com 2 tipologias (B, F, G, H e I).